domingo, 3 de agosto de 2014

7 meses de Gratidão!

Após 7 meses praticando diariamente a gratidão cheguei a algumas novas conclusões importantes sobre mim mesma:


- A gratidão não me torna melhor que ninguém, não me torna uma santa mas me traz uma luz que jamais poderia imaginar. Me faz querer ser melhor a cada dia, mesmo quando eu não consigo controlar meus defeitos.


- A gratidão me trouxe ótimas companhias espirituais e ajuda sempre que isso se faz necessário. Todos estamos sujeitos a problemas, contratempos ou tristezas e noto que desde que comecei esse projeto, algumas soluções aparecem espontaneamente na minha frente, seja através de alguém que de repente te olha e faz um discurso que você precisava ouvir mesmo sem ter ideia disso, seja através de propostas e oportunidades inspiradas e que podem resolver alguma questão, seja através de um elogio ou gesto de carinho enfim...seja grato a vida e a Deus e receberá muito de volta.


- Às vezes eu me sinto ingrata mesmo me esforçando para ser grata, e eu luto diariamente contra essa minha ingratidão. A gratidão não torna ninguém perfeito porque os altos e baixos da vida continuam existindo mas a forma de encarar as coisas ou de resolver os "problemas" se torna diferente. Totalmente diferente.


- Ser grata não me exime de ter problemas, medos ou inseguranças mas me ensina a controla-los para que esses medos não me dominem. Sempre consigo isso? Claro que não!! Mas todas as dificuldades servem para meu aprendizado e quando eu entendo isso e agradeço pela dor ou pelo problema e aceito com gratidão as dificuldades que me tornarão melhor, eu recebo luz e ajuda do universo. Ajuda muitas vezes inesperada.


- Ser grata me torna mais atenta aos sinais do universo e às belezas da vida. E muitas vezes tenho a sensação de que o universo sempre conspira a favor de todos aqueles que procuram o caminho do bem e que tentam realizar a reforma interior.


- Nem sempre é fácil ver tudo pelo lado positivo ou encontrar algo positivo em certas situações porque nosso primeiro e mais forte impulso é sempre o de reclamar, ver defeito em tudo, perder as esperanças e a fé e buscar culpados. As pessoas andam tão negativas e egoístas, a mídia incentiva tanto o consumo e a inversão de valores, você liga a televisão e sua sala é inundada por crimes, desespero e tragédias...é fácil lutar contra tudo isso? Não!! Mas percebo que a prática da gratidão trouxe paz interior. É difícil pratica-la todos os dias? Às vezes é sim, mas é possível. É como qualquer outro hábito. Só que este é um hábito que traz bem estar para a alma.


- Ser grata não me impede de sentir solidão. Às vezes me sinto sozinha sim, carente, querendo colo, carinho e afeto mas sempre que isso aconteceu e eu pensei em reclamar (ou reclamei pra Deus!) eu me dei conta de que sou amada e protegida. É nessas horas que surge aquele elogio de alguém que não te vê há muitos anos e que fala bem de você pro seu pai, que vem um abraço inesperado, que surge um convite de uma amiga, que surgem novos planos e oportunidades ou que você simplesmente se dá conta de que absolutamente ninguém está na sua vida por acaso porque todos estamos de alguma forma estranhamente conectados uns aos outros.


- Ser grata não me priva de ter dúvidas e conflitos internos mas me dá forças para enfrentar tudo que vier com serenidade. E eu sei que esse é o meu caminho. Nós sempre podemos escolher entre olhar tudo pelo lado negativo ou pelo lado positivo. A energia que gastamos com nossos medos é a mesma que podemos gastar sonhando. A energia que gastamos na ingratidão é a mesma que pode virar gratidão! Só é preciso mudar o foco e agradecer!

Um comentário:

  1. Olá, excelente post!
    Você colocou em palavras muitas das conclusões que eu também cheguei, com as mudanças de atitude que estabeleci em minha vida.
    Que você tenha uma linda semana!

    ResponderExcluir